Manifesto do Movimento Para Nória

Manifesto do Movimento Para Nória

O movimento Para Nória nasce da indignação e da revolta de trabalhadoras e trabalhadores com as condições de trabalho nos frigoríficos e empresas do setor alimentício em geral.

Todos os dias somos colocados para trabalhar de forma exaustiva, sem o auxílio médico devido e com os direitos sendo constantemente atacados pelos patrões e empresas.

O nome do movimento surge da necessidade de travarmos a nória, também conhecida como transportador aéreo, e parte do maquinário dos frigoríficos, onde a carne é elevada e colocada em uma esteira de produção. A nória tem uma velocidade correta de funcionamento segundo a lei, tanto para evitar lesões por repetição, como para evitar a sobrecarga de trabalho. Porém, temos recebido relatos de diversos lugares onde a velocidade da nória tem sido propositalmente aumentada, aumentando a produção do frigorífico, e consequentemente os lucros dos patrões. Ou seja, parar a nória é uma forma de representar a nossa necessidade!

Nós temos enfrentado diversos problemas de saúde como tendinites, lesões, artrite, além do reflexo na nossa saúde mental pela alta carga de trabalho, como transtorno de ansiedade e depressão. Dessa forma, nosso movimento busca dar voz e publicizar o que nossa categoria tem enfrentado dentro das empresas.

Portanto, convocamos todos trabalhadores e trabalhadoras do setor a se somarem nessa luta por melhores condições de trabalho, pela nossa saúde física e mental e contra a exploração das indústrias frigoríficas!

Temos nosso canal de denúncias através do e-mail denunciasfrigorifico@gmail.com, estamos no Instagram (@paranoriabr) e também através do WhatsApp (48)91527212). Envie sua denúncia sobre as condições de trabalho na sua empresa, e garantiremos o anonimato na divulgação.

Movimento Para Nória
22 de julho de 2024